Grande viagem pelo São Francisco

 

 

GRANDE VIAGEM (PARTE VI)

 

Em Morada Nova, uma curiosidade é a Gruta da Mãe Dágua, nas encostas da Serra Vermelha, junto ao Rio Borrachudo e que o povo enche de lendas a respeito da misteriosa môça que nunca foi vista direitinho por ninguém.

 

O Indaiá, importante afluente do São Francisco, desemboca no grande rio, na confluência que Morada Nova de Minas faz com o minucípio de Biquinhas.

 

Tôdas estas cidades e municípios surgiram em tempos de mineiração, mas passando logo ao caráter de pecuária de corte, quase sempre para abastecer as cidades mineiras do sul. Elas fazem parte importante do chamado "grande sertão" imortalizado por Guimarães Rosa e suas características principais residem nos buritis que enchem o cerrado e os campos no planalto.

 

A Região do Alto do São Francisco até a reprêsa de Três Marias se caracteriza folclóricamente pelas chamadas festas regulares que se realizam anualmente, em datas certas e fixadas. Em quase tôdas elas nós encontramos danças de origem afro-brasileira, como as de Nossa Senhora do Rosário, congados, quilombos, moçambiques, sem falar nas tradicionais quermesses dos padroeiros locais, com barraquinhas, leilões de prendas, etc.

 

Inúmeras lendas falam de tesouros escondidos, de misteriosos habitantes do rio, além de estórias como a do môço estrangeiro mau que se apaixonou por uma rica môça, mas abandonando-a depois que ela o filho. A môça, desesperada, jogou o menino no rio, mas, numa repetição da lenda de Moisés, (com adaptações locais, é claro) a criança foi recolhida por um dourado que a criou. Dizem que o menino anda sempre no lombo do peixe e embora hoje tenha os cabelos brancos, continua "pequenininho".

 

Falam alguns que já o ouviram cantar:

 

" Eu sou filho dêste rio
No São Francisco nasci
Vivo ao norte, vivo ao sul,
Chorando com a juriti
 


Eia, rio, meu tormento,
Minha vida e minha morte
Hei de gemer todo o dia
Debaixo da triste sorte."

 

Anterior.. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ..Próximo

 

 


 

INICIAL | O PARQUE | O RIO  | HOSPEDAGEM | ALIMENTAÇÃO | COMO CHEGAR

   GEOGRAFIA | NOTÍCIAS | IMAGENS | CONTATO

 contato@canastra.com.br

 


Criação: 15/10/2010
Atualizada em 28/12/2010


© 2010-2010  Tamanduá Ecoturismo Ltda.  Todos os direitos reservados

 

by Anael de Souza & Maurício Costa
contato@canastra.com.br