Sociedade

 

 

USO ATUAL DO SOLO

 

Com exceção de uns poucos fazendeiros que residem na área do Parque e que praticam uma agricultura primitiva, e em pequena escala, a grande maioria da área é utilizada como pastagem durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, período em que o leite e utilizado na fabricação do queijo da Canastra, que e feito da massa crua.

 

Com a criação do Parque já se nota uma relativa valorização das terras vizinhas, dada a procura pelos fazendeiros desapropriados. Porém se prevê que com a perda das grandes extensões de pastagens pelos fazendeiros, estes se vejam obrigados a diminuírem os seus rebanhos, melhorando a qualidade dos mesmos e adotando tecnologia, que será um marco de desenvolvimento para a região.

 

USO ATUAL DA ÁREA PELOS VISITANTES

 

As áreas visitadas situam-se principalmente embaixo da cachoeira Casca D'Anta, no alto da mesma e nas nascentes do rio São Francisco.

 

CARACTERIZAÇÃO DOS VISITANTES

 

Como sugerido neste Plano, serão feitas periodicamente análises das características dos visitantes, pois até o momento quase nada se sabe a esse respeito. Só mesmo após terem sido construídas as portarias e feitos os estudos poder-se-ia caracterizar precisamente os visitantes.

 

A área já vem sendo visitada desde antes mesmo da criação do Parque, sendo que nos últimos anos tem havido uma crescente procura por parte de turistas.

 

Nos fins de semana e feriados é comum a presença de campistas, geralmente procurando conhecer as nascentes do rio São Francisco, e a famosa cachoeira Casca D'Anta.

 

Espera-se que com a implementação deste Plano, em um médio prazo, o Parque tenha uma grande e consciente visitação.

 

 


 

INICIAL | O PARQUE | O RIO  | HOSPEDAGEM | ALIMENTAÇÃO | COMO CHEGAR

   GEOGRAFIA | NOTÍCIAS | IMAGENS | CONTATO

 contato@canastra.com.br

 


Criação: 15/10/2010
Atualizada em 29/12/2010


© 2010-2010  Tamanduá Ecoturismo Ltda.  Todos os direitos reservados

 

by Anael de Souza & Maurício Costa
contato@canastra.com.br