Vegetação

 

 

Grande parte do Parque e coberta por vegetação campestre, que geralmente se desenvolve em solos ácidos e mal drenados, numa altitude em torno de 1.100metros. Predominam gramíneas, ciperáceas, xiridáceas e eriocauláceas. Os campos limpos são revestidos maciçamente por gramíneas, principalmente as do gênero Aristida. Os campos sujos encontrados em menor quantidade são caracterizados por formas degradadas de cerrado, onde as arvores ficam reduzidas a arbustos, e bem distanciadas umas das outras. Nas áreas de maior fertilidade se desenvolvem as pastagens artificiais formadas na sua maioria por capim gordura ou meloso (Melinis minutiflora ).

 

Outra formação bastante característica e o "campo rupestre", com uma vegetação diferente, caracterizada por se desenvolver em meio a afloramentos rochosos e em altitudes superiores a 800m. Sua flora e em grande parte endêmica, sendo muito comum a presença de canelas de ema (Vellosia sp.), arnica (Arnica montana) e arnica do campo (Chinolaena latifolia).

 

Em uma área relativamente muito pequena (não atingindo a 1% da área do Parque) surgem as florestas, geralmente às margens de cursos d'água ou em capões isolados. Esta floresta ripária ou em manchas, segundo Rizzini (1963) engloba as matas de galeria ou matas ciliares e os capões, e nada mais e que "enclaves" ou inclusões empobrecidas da floresta pluvial montana ou seja, são estações da floresta atlântica no planalto mediterrâneo.

 

Ocupando uma área ainda menor encontram-se na parte noroeste do Parque algumas manchas isoladas de cerrado, um cerrado bastante empobrecido, pouco característico, sendo mais, uma forma de campo cerrado.

 

Neste Plano, serão recomendados estudos, no sentido de um maior conhecimento da flora do Parque, e também das espécies exóticas para que se possa sugerir um manejo adequado.

 

 


 

INICIAL | O PARQUE | O RIO  | HOSPEDAGEM | ALIMENTAÇÃO | COMO CHEGAR

   GEOGRAFIA | NOTÍCIAS | IMAGENS | CONTATO

 contato@canastra.com.br

 


Criação: 15/10/2010
Atualizada em 29/12/2010


© 2010-2010  Tamanduá Ecoturismo Ltda.  Todos os direitos reservados

 

by Anael de Souza & Maurício Costa
contato@canastra.com.br