CACHOEIRAS

 

 

O Parque Nacional da Serra da Canastra possui diversas atrações como cachoeiras, mirantes, áreas de pesquisa/informações e antigas construções.
Veja em detalhes as cachoeiras:

 

- Cachoeira Casca D'anta
- Cachoeira dos Rolinhos

 

Cachoeira Casca D'anta

 

Principal atração turística do Parque Nacional da Serra da Canastra. Sequência de 5 quedas do Rio São Francisco, se estende por um desnível de 350m, formando belos poços perfeitos para um mergulho nas águas límpidas do Velho Chico.

 

Sua maior queda tem 186m, onde o Rio São Francisco se mostra imponente com uma beleza impressionante e indescritível. É uma das mais altas do Brasil.

 

É dividida em dois pontos de visitação:

 

Parte Alta

 

- Acesso:

 

A chegada por veículos é realizada após se atingir a parte alta do Parque via Portarias 1, 2 ou 3, sendo a nº 1 a mais próxima.

 

Outra maneira de se chegar para quem está na parte baixa (entrada através da Portaria 4) é subindo a trilha até o alto da cachoeira. Com 3km de extensão, a trilha é de nível intermediário em desnível de 400m com duração média de 2h. Pode ser percorrida por qualquer pessoa com disposição e preparo físico razoável.

 

É inesquecível pois a medida que se sobe a trilha, observar-se por ângulos diferentes o Vale do Velho Chico, a Serra da Babilônia e o próprio perfil da Serra da Canastra.

 

Não é permitido mais o acesso de carro dentro do parque, a não ser por pessoas com dificuldade de locomoção, pessoas com crianças de colo ou idosos. A área de camping na parte baixa da cachoeira foi desativada. Hoje em dia não é permitido acampar nem fazer churrasco dentro dos limites do parque nacional.

 

- Atrações:

 

Início da sequência de quedas que formam piscinas naturais perfeitas para mergulhos.

 

Por trilha de fácil acesso com 400m, chega-se ao mirante natural onde se tem a visão completa para apreciar o Vale do Rio São Francisco formado após a queda maior Casca D'Anta.

 

Quiosque e banheiros formam a estrutura local para receber os visitantes.

 

Parte Baixa

 

- Acesso:

 

A entrada para esta atração é feita pela Portaria 4.
Durante os feriados não é permitida a entrada de veículos, tendo o visitante que caminhar 2km pelo caminho que leva até o poço da queda maior.

 

Nos finais de semana de menor fluxo pode-se chegar de carro ao quiosque no início da trilha de 800m pela mata que leva até o poço, seguindo rio acima pela margem esquerda.

 

- Atrações:

 

Neste ponto se localiza a única área de acampamento autorizada dentro do Parque. É cobrada taxa de R$6,00/dia/pessoa e a estrutura com capacidade limite de 50 barracas dispõe de vestiários com chuveiros quentes e sanitários, quiosques para lanche, churrasqueiras cobertas e pias. É neccesário fazer reserva para os feriados e é cobrada taxa extra para o uso das churrasqueiras.

 

Subindo o rio pela trilha que leva ao poço da cachoeira são formados várias pequenas piscinas naturais onde pode se aproveitar para tomar sol e mergulhar.

 

Chegar até o poço da cachoeira é uma sensação única onde é possível sentir toda a grandiosidade e imponência da Casca D'Anta com sua forte queda que chega a impressionar e deixar muitos visitantes boquiabertos.
No verão a força da queda limita a chegada até o poço mas no inverno é possível estar bem perto desta maravilha brasileira.

 


 

Cachoeira dos Rolinhos (parte alta)

 

Fica no Córrego da Mata. Possui 210m de queda. Porém não e possível ver toda a queda da parte alta, apenas a paisagem do topo da cachoeira. O local possui ótimos poços para banho e duas belas cachoeiras muito próximas chamadas de Rolinhos parte de cima ou do Colibri.

 

Trilhas de fácil acesso levam até aos poços e quedas menores.
É possível descer um trecho do rio de 500m pelas águas mansas que mostram as vegetações das margens ciliares.

 

 


 

INICIAL | O PARQUE | O RIO  | HOSPEDAGEM | ALIMENTAÇÃO | COMO CHEGAR

   GEOGRAFIA | NOTÍCIAS | IMAGENS | CONTATO

 contato@canastra.com.br

 


Criação: 15/10/2010
Atualizada em 29/12/2010


© 2010-2010  Tamanduá Ecoturismo Ltda.  Todos os direitos reservados

 

by Anael de Souza & Maurício Costa
contato@canastra.com.br